Skip to main content

Blog

Receita Federal permite atualização do valor de bens imóveis a valor de mercado

Contribuintes têm até 16 de dezembro de 2024 para adesão com alíquotas reduzidas.

A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou a Instrução Normativa nº 2.222, de 20 de setembro de 2024, que regulamenta a atualização do valor de bens imóveis a valor de mercado para pessoas físicas e jurídicas.

Os contribuintes têm até 16 de dezembro de 2024 para optar pela atualização e pagar o imposto sobre a diferença entre o custo de aquisição e o valor de mercado do imóvel, com alíquotas reduzidas.

Os interessados deverão apresentar a Declaração de Opção pela Atualização de Bens Imóveis (Dabim), disponível a partir de 24 de setembro de 2024 no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site da Receita Federal.

Pessoas físicas que optarem pela atualização do valor dos imóveis declarados na última Declaração de Ajuste Anual (DAA) pagarão uma alíquota definitiva de 4% de IRPF sobre a diferença do valor do custo de aquisição (-) o valor da atualização. ( O Imposto de Renda deverá ser pago na data desta atualização) As alíquotas, sem redução, variam de 15% a 22,5%.

Caso o imóvel atualizado seja alienado antes de decorridos 15 anos, o cálculo do ganho de capital será ajustado proporcionalmente ao tempo decorrido desde a atualização. O percentual começa em 0% para alienações ocorridas até 36 meses e aumenta gradualmente até 100% após 180 meses.

Entendemos que  esta opção é vantajosa para os contribuintes que adquiriram imóveis recentes e pretendem negociá-los após longo prazo(+ de 15 anos), pois irão pagar menos imposto.

Para os contribuintes interessados, a RFB orienta que avaliem com atenção antes de optarem pela atualização, que é definitiva e irretratável.

Legislação relacionada:

Lei nº 14.973, de 16 de setembro de 2024 (arts. 6º a 8º)

IN RFB 2.222/2024

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/receita-federal-permite-atualizacao-do-valor-de-imoveis-a-valor-de-mercado

Artigos Recentes

Receita libera mais lote residual de restituição do Imposto de Renda

São 264 mil restituições depositadas ao longo do dia A Receita Federal liberou, nesta quinta-feira (31), o pagamento de mais um&nbs...
Escrito por Super User

Certificação PQEC 2024: Reconhecimento da Excelência na Prestação de Serviços

Nesta quinta-feira, 3 de outubro, o auditório do Sescon-SP foi palco de uma celebração especial durante a segunda cerimônia de Certificaç...
Escrito por Super User